15 anos do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras de Londrina

Concurso Publicitário: Marketing Cultural

Para os alunos regulares do curso de Publicidade e Propaganda, nosso aniversário será comemorado com criatividade cidadania.

Forme sua equipe e participe do primeiro concurso publicitário promovido pelo curso. O objetivo será desenvolver uma campanha de incentivo e conscientização sobre o Marketing Cultural e grupo vencedor receberá um voucher no valor de R$ 500,00 para a compra de livros.


Marketing Cultural

Breve definição e contexto

Marketing cultural é toda e qualquer ação que usa a cultura para promover uma marca, um produto ou serviço. Investir na cultura não significa anular ou diminuir os esforços de comunicação tradicionais, mas diversificar a forma como o público percebe a marca e facilitar sua diferenciação entre tantas outras. Ao patrocinar um evento ou projeto cultural, a empresa empresta valores para a sua marca, amplia sua comunicação e demonstra responsabilidade social perante seu público.

No Brasil, as primeiras empresas que patrocinaram eventos ligados à cultura o fizeram principalmente devido às leis de incentivo – financeiramente era interessante; posteriormente percebeu-se que tais ações solidificavam a imagem institucional, aumentavam a visibilidade da marca e geravam grande simpatia junto ao público. Assim, investir em cultura passou a ser percebido hoje como uma grande oportunidade de construção de marca junto ao consumidor.

Ao eleger uma ação cultural é importante que ela represente os valores de quem investe, esteja de acordo com seus objetivos e dialogue com o seu público-alvo. Sem estes três elementos não há eficiência na comunicação. A marca deve avaliar se aquele espetáculo ou projeto é condizente com o perfil do consumidor, afinal a empresa ficará com a imagem diretamente vinculada àquilo que patrocina.

Quem faz e como faz

O número de empresas que investem em cultura no Brasil cresce ano após ano, já existem inclusive veículos de comunicação dedicados a unir empresas que desejam apoiar a cultura e empresários que viabilizam esta união por meio de projetos e assessoria às empresas. É o caso da Revista Marketing Cultural, fundada em 1997, inicialmente impressa e atualmente digital, a revista apresenta dados, dicas, informações para planejar e como fazer marketing cultural.

Atualmente, segundo a Revista Marketing Cultural, o Brasil já conta com mais de mil empresas, entre nacionais e multinacionais, que apoiam a cultura no país e estão vinculadas a algum projeto de caráter cultural. Além disso, estas empresas investem de maneira planejada, com métodos e estratégias, empregam profissionais qualificados para tal e mensuram o retorno obtido.

Os grandes investidores preferem realizar seus projetos em grandes centros, mas também é possível fazer marketing cultural localmente. Os investimentos regionais se realizam por meio de ações menores, voltadas para as cidades de pequeno e médio porte, onde os aportes federais ou de grandes empresas são pouco expressivos, como é o caso de Londrina.

Rica em produção cultural, com grande diversidade de linguagens artísticas, Londrina merece ser o destino desses investimentos, que, somados às políticas e ao financiamento público, podem consolidar a cidade como pólo cultural.

Por isso, este briefing visa potencializar a prática do Marketing Cultural na cidade de Londrina por meio de uma campanha que estimule os empresários a valorizarem essa atividade como uma ação estratégica de branding.

Público alvo da campanha

Empresários, departamentos de comunicação de empresas e demais decisores dos investimentos destinados à comunicação.

O que a campanha deve fazer

Incentivar o investimento em Marketing Cultural na cidade de Londrina.

Assinaturas da campanha

Realização: Faculdade Pitágoras de Londrina e Curso de Publicidade e Propaganda

Apoio: APP Londrina e Secretaria da Cultura.